-
Arquitetos: 3dF arquitectos
- Área: 2500 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Javier Agustin Rojas, Rocio Figuera
-
Fabricantes: 3dmax, AL-Construcciones, Aluar, AutoDesk, Bunker, Byograting, CG, Junelec, La Luna SRL, La Porteña, Marcelo Trento SRL, Micelli Maderas, Nordic Hygge Flooring, Osram, Pavitec
Descrição enviada pela equipe de projeto. O empreendimento está inserido no Primeiro Anel Perimetral da Baixa, caracterizado por forte renovação predial. Portanto, edifícios de diferentes alturas coexistem na área. O lote a intervir é significativamente mais largo (12,5m) do que os lotes tradicionais do tecido urbano local (8,66m). Esta dimensão mais alargada é combinada com a presença de edifícios baixos consolidados na orientação.
Estes são os fatores que predeterminaram o recuo do edifício em relação à parede divisória lateral, em coincidência com as vistas para a Avenida Francia. Esta operação adiciona uma terceira fachada de ventilação, ideal para localizar os apartamentos premium ali. Além disso, a profundidade do terreno (45m.) determina a distribuição da massa do edifício em 2 torres, separadas por um pátio de 9m. Como tática principal, todas as unidades possuem ventilação cruzada, com uma circulação vertical externa capaz de atender as duas torres.
A maioria dos edifícios residenciais locais, em que se define uma planta tipo e a edificação resulta de uma extrusão vertical dessa planta, é habitada por famílias com configurações semelhantes. Em contrapartida, o SnJ apela à geração de uma verdadeira comunidade, constituída pela interação de pessoas que respondem a famílias com diferentes configurações, de acordo com as demandas diferenciadas da sociedade contemporânea. Esta diversidade tipológica define a imagem do edifício e é traduzida em uma estratégia de empilhamento formal / programática.
Como último passo, e para enfatizar a retração da parede divisória leste, ocorre o deslocamento de uma das peças, de forma a habitar o vácuo gerado. O concreto resolve estruturalmente o balanço do volume deslocado e, por sua vez, produz uma sensação pesada que enfatiza a condição de (des)equilíbrio aparente.